OriMat - Gestão de Materiais

OriMat

Este módulo proporciona uma gestão de stocks efectiva, dirigida a todas as necessidades práticas e correntes de uma empresa. Permite aos vários sectores de qualquer tipo de empresa a gestão simultânea de todos os tipos de artigos. Possibilita classificar os artigos quanto à sua posição no armazém. Ex. Artigos de aprovisionamento, investimento, imobilizado, etc..

Capacidade de gerir os stocks de vários armazéns, tem à sua disposição os meios necessários à inventariação, reaprovisionamento e controlo das existências de cada armazém.

Permite indicar em cada armazém a localização exacta de cada um dos artigos do seu stock. Diversos mecanismos de controle de vendas; Preçários em qualquer moeda configurados pelo utilizador; Permite definir descontos.

Permite definir por cliente o tipo de transporte a ser utilizado na entrega de mercadorias, bem como o valor a ser cobrado.

Gestão documental integrada; Envio e recepção de documentos electrónicos; Personalização de um catálogo de produtos; Consulta de catálogo por família, marca, modelo.

Gestão de várias moradas de entrega por cliente.

Controle de artigos vendidos a clientes que por solicitação destes, se mantem na empresa. A sua entrega será feita sempre que o cliente solicite. Os artigos vendidos são transferidos para um armazém criado para o cliente, deixando de fazer parte do stock da empresa. O controle da movimentação dos artigos do cliente, é feita separadamente dos artigos normais da empresa, permitindo assim o controle efectivo da movimentação de uns e de outros.

Controle de quantidades por lotes com informação da localização, data de validade, quantidades mínimas de venda, etc.

Permite diferenciar artigos de corte (Ex. Cabos) de artigos de sem corte. Possibilita a emissão de guias de corte e de avio em locais diferentes.

Controle da quantidade total do artigo disponível bem como a quantidade disponível do mesmo, lote a lote.

Atribuição de números de série a artigos individuais, permitindo assim o controle individual dos mesmos na sua movimentação.

Controle dos pedidos de movimentação de acertos de stock. Este tipo de movimentação são permitidas após autorização da entidade definida para o efeito.

- Conferência de entradas com leitura óptica de código de barras

- Lançamento automático das contas contabilísticas (Armazém, Rapel, Compras, etc.)

- Despesas de compras (Alfandega, Seguro, etc.)

- Emissão de guias de arrumação

- Reserva e emissão de guias de aviamento de encomendas de clientes em espera

- Entrada em armazém com origem em encomendas a fornecedores totalmente automática

- Cálculos de preços totalmente automático e on-line

- Pedidos de autorizações para entregas antecipadas ou atrasadas de fornecedores para satisfazer encomendas de clientes pendentes

- Avaliações de fornecedores

- Emissão de guias de aviamento a pedido

- Emissão de guias de aviamento automáticas para vendas com datas de entrega programadas

- Registo e distribuição de guias de aviamento pelos aviadores

- Registos de aviamentos efectuados

- Registo de conferência efectuados

- Packing List

- Análise de tempos de entrega

Transferências directas entre armazéns

Reserva e emissão de guias de aviamento automática para os artigos pendentes em encomendas de clientes.

- Requisições entre armazéns

- Requisição para intervenção interna

Criação automática de artigos compostos, tendo como componentes diversos artigos existentes no stock. O valor do custo do composto é calculado em função dos custos dos componentes.

- Requisição para intervenção externa

Funcionamento idêntico ao da intervenção interna, apenas com uma diferença. Permite incorporar ao custo do composto, custos externos. Como por exemplo: Mão de obra, Transporte, Etc.

- Transportadoras atribuídas pelo utilizador

- Transportadoras sugeridas automaticamente em função de parâmetros estabelecidos

- Seguimento automático de transportes por via de comunicação, On-Line, automática com a transportadora

- Rotas por clientes

- Agrupamento automático de mercadorias por rota para envio

- Seguimento da movimentação da mercadoria desde que sai do armazém até à sua entrega ao cliente

Gestão de todo o processo de compras e vendas; Faculta elementos que permitem a escolha do fornecedor mais indicado para determinado artigo; Encomendas que são satisfeitas pelo armazém; Encomendas que são satisfeitas pela Fabricação; Aprovisionamento; Facturação; Integração automática de todos os lançamentos contabilísticos; Seguimento de encomendas.

Controle total de preços/descontos a serem praticados. Este controle tanto pode ser para um grupo de artigos ou para um determinado artigo ou ainda para uma família de artigos, que podem estar associados a um cliente ou a um grupo de clientes ou a todos os clientes. Permite também a definição temporal dos mesmos por patamares, utilizando ainda quantidades nos mesmos se for o caso.

- Várias versões para a mesma proposta

- Adjudicação parcial/total da proposta. Permite várias adjudicações parciais de uma mesma linha da proposta até ao limite da quantidade proposta

- Controle do preço de venda, havendo no entanto a possibilidade de ultrapassar este controle, mediante autorização especial para o efeito

- Controle do preço de venda em função de condições de compra negociadas com o fornecedor para uma determinada obra/cliente

- Acompanhamento de propostas não adjudicadas

- Introdução de lembretes (data/hora) para futuros contactos com os clientes

- Revisão das condições da proposta em função do contacto com o cliente

- Controle de visibilidade da proposta

- Propostas de artigos não codificados e respectivos custos

- Pedido automático de criação de artigos não codificados

- Autorização de emissão de propostas em função do valor

- Negociações de propostas

- Reserva e emissão de guia de aviamento/corte automática

- Entregas directas

- Atendimentos parciais/totais/espera/etc.

- Criação automática de solicitações de compra

- Pedidos de autorização para alteração de datas de entrega a clientes

- Controle de preços de venda

- Controle de plafond de crédito

- Cálculo de rappel devidos ao cliente se for o caso

- Pedido de autorização para preços não autorizados

Controla todo o processo de campanhas, desde alertas aos vendedores no sentido de informarem aos clientes dos artigos em campanha bem como ferramentas, que permitem analisar a margem de venda dos artigos em campanha. Os pressupostos das campanhas, as ofertas, os descontos e outros, são introduzidas automaticamente numa venda desde que as condições de uma determinada campanha que esteja ativa seja satisfeita.

Controlo efectivo do rappel de clientes. O seu calculo pode ser em função de uma ou mais famílias, para um ou mais artigos, para um grupo de famílias ou de artigos. As condições de rappel podem ser para um grupo de clientes ou para um cliente especifico. Permite o calculo de rappel composto. Quer isto dizer que um cliente ou um grupo de clientes para uma determinada família ou artigo pode ter Rappel mensal, trimestral, semestral, anual, etc. Os valores são calculados e apresentados nos diferentes tipos de rappel. Para liquidação dos valores de rappel devidos a clientes são gerados automaticamente documentos que suportam os movimentos efectuados.

Controlo do rappel concedido pelos fornecedores. Com todas as funcionalidades suportadas pelo rappel de clientes. Os valores calculados são utilizados para conferir os valores de rappel fornecidos pelos fornecedores.

Os artigos devolvidos só entrarão em stock depois de devidamente autorizados. O responsável pela venda (Vendedor), analisa as implicações da devolução dos artigos pretendidos e autoriza ou não a sua devolução. Após este passo o sistema automaticamente solicita autorização ao comprador dos mesmos, para que este analise o impacto que a devolução terá do stock. Se as duas decisões forem no mesmo sentido, a devolução é autorizada. Caso as duas decisões não sejam no mesmo sentido é enviado um novo pedido de autorização à entidade definida para o efeito, para que a mesma decida se autoriza ou não a devolução dos artigos em causa. As autorizações são efectuadas artigo a artigo.

- Vendas a crédito

- Vendas ao balcão

- Controle de plafond de crédito

- Refaturação

- Controle de pedidos de devolução

- Controle de créditos

- Comissões de vendedores

- Créditos/Débitos por diferença de preços

Este módulo recalcula os preços médios dos artigos em que o valor unitário dos mesmos sejam diferentes no documento de entrada (G.Remessa, outros) e na factura do fornecedor. Esta diferença tanto pode ser provocada por erro do operador ao introduzir o documento de entrada (Valor Errado), ou diferenças de valores entre os documentos emitidos pelo fornecedor. A diferença apurada entre os dois documentos é armazenada para permitir o recalculo do preço médio posteriormente. O sistema para além de recalcular o preço médio dos artigos com diferença, acerta o valor do custo dos mesmos em todos os documentos de venda criados após a entrada errada, efectua todos os lançamentos contabílisticos de acerto necessários para suportarem as diferenças verificadas.

O módulo Intrastat recolhe e envia a informação estatística sobre as transacções de bens entre Estados-Membros. Disponibilizando previamente as tabelas de regiões, portos, aeroportos, naturezas de transação, condições de entrega e nomenclaturas combinadas.

Auxilia o cumprimento desta obrigação legal gerando o ficheiro Intrastat em suporte magnético, e respondendo, de forma simples e automática, às exigências do Instituto Nacional de Estatística.

 

ENDEREÇO

  • Endereço: Rua José Afonso, nº 1, 2º frt.
    2810-237 Almada
  • Email: info@orientacao-lda.pt
  • Website: www.orientacao-lda.pt
  • Tel: + 351 212 586 280 (Chamada para a rede fixa nacional)

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